domingo, 4 de abril de 2010

Mamografia: ajuda ou atrapalha?


Cada dia tem uma...

O British Journal of Medicine (BMJ, para os íntimos) publica nesta semana uma ponderação interessante: pra cada duas mulheres salvas do cancer de mama (detectado pela mamografia), uma será sobrediagnosticada. Isso significa que esta será tratada desnecessariamente. Mas com esses dados o autor conclui, obviamente: os benefícios superam os danos.

Mas essa ponderação é interessante porque em Jan/2009 um artigo de revisão mostrou que o diagnóstico de Ca de mama aumentou dramaticamente à medida que os países foram adotando política de rastreio pela mamografia. Com isso, tumores que permaneceriam em "repouso" até o final da vida foram flagrados e tratados desnecessariamente.

Mas o autor do artigo recente pondera que, enquanto temos que realizar 1000 mamografias para detectar cerca de 8 tumores e, com isso, reduzir 30% das mortes pela doença, dentre essas 1000 mamografias serão sobrediagnosticados 3 tumores.

Que coisa...
Tudo é cheio de relação custo-benefício.

Um comentário:

  1. Esse é um dos questionamentos diários que nos fazemos, mas considerando o tempo de espera que ainda existe para início de tratamento, melhor diagnosticar precocemente.

    ResponderExcluir